Para Angola, ficar de fora de uma competição continental não é propriamente novidade. Afinal, apesar de os relatos de futebol no nosso país darem a impressão que o "Girabola" nada deve à Liga Inglesa ou à Espanhola, Angola não passa de um anão, competitivamente falando. Olhando pelo retrovisor vemos isso mesmo. Uma Angola que jamais ganhou qualquer competição no escalão de seniores, tanto de clubes como de selecções. Nesses capítulos, o melhor que conseguiu foi vencer a Taça COSAFA umas poucas vezes e chegar a quatro finais de "Afrotaças"!

Em se tratando da Swazilândia como adversária, o afastamento de Angola configura um verdadeiro escândalo que em condições normais deveria levar à demissão da direcção (?) da Federação Angolana de Futebol (FAF), hoje composta apenas por três elementos, designadamente o presidente Artur Almeida e Silva, o seu "vice" Adão Costa e o secretário-geral, Fernando Rui Costa - os outros quatro membros bateram com a porta por não concordarem com a forma como o futebol nacional vem sendo gerido e todo o Mundo anda quedo e mudo.

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)