Aprendi alguma cena sobre voos porque sou de uma família que tem kwembas ligados à histórica FAPA/DAA, logo a aviação é prato do dia lá em casa, tanto que até hoje há uma dica que é famosa na família: "Bué de ti" Ruca". Essa expressão significa que há aeronaves a voarem. "Ti" Ruca" é como tratamos carinhosamente o piloto mais famoso lá da banda, comandante com mais de três décadas cheias de horas de voo e experiência em altos voos, desde que vestiu o macacão pela primeira vez com cerca de 18 anos. Quando vai em formação à estranja, os formadores assustam-se, porque tem mais horas de voo que todos formadores na sala, que por norma são bué mais kotas do que ele. Algo que é normal com os pilotos angolanos que sobreviveram a kitota.

O "Ti" Ruca" é um ás reconhecido da aviação, mas, para que o seu voo descole e chegue ao destino, é imprescindível que alguém cuide da manutenção do aparelho, aí entram os meus outros tios kwembas, "Luetts" e "Foguetão", que mesmo sendo de gerações diferentes, o primeiro entrou há mais de três décadas, o segundo jurou bandeira na década de 90, ambos gostam do que fazem e são referências positivas no bem-fazer para que os voos descolem e aterrem com segurança, passando ou não por turbulência.

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)