Em 2011, o Ethan tinha então, já feito carreira como professor universitário e empresário. Visitei a família Assis na sua fazenda a oeste de Lusaka. Foi assim que fui apresentado a Vesta de Assis, a esposa do Nathan.

Nas minhas andanças, tenho encontrado muitas pessoas; a Vesta impressionou-me muito porque num mundo onde se dava tanto ênfase ao sucesso material, para ela o que contava mais era o contributo para a sociedade. Passeando pela fazenda, a Vesta falou-me dos órfãos em Lusaka e dos jovens que precisavam de orientações dos mais velhos e das autoridades religiosas. A Vesta, que frequentava a Igreja Católica naquela parte da cidade, lamentava que muitos jovens estivessem perdidos. Falámos, também, de Angola - das diferenças culturais. Cá estavam dois mundos (Angola e Zâmbia) que eu pensava conhecer; naquelas conversas com a Vesta, ocorreu-me que as coisas não eram assim tão simples.

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível em http://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)