Vem isto a propósito da descida de divisão do Kabuscorp FC do Palanca, determinada pela entidade máxima do futebol mundial, a FIFA. Como é consabido, o clube do general reformado Bento Kangamba foi punido com a despromoção por não ter honrado uma dívida junto do seu antigo futebolista Rivaldo, que representou o clube em 2012, numa altura de "vacas gordas".

Embora muita gente, sobretudo na comunicação social, finja ter esquecido, esta é a segunda vez que o Kabuscorp FC desce de Divisão. E, curiosamente, em qualquer das ocasiões não foi em "jogo jogado". Na primeira vez, em 1998, também foi por razões administrativas e por... falta de pagamento, como agora. Então, a poucas jornadas do fim do "Girabola", Bento Kangamba tinha uma montanha de dívidas com os jogadores. O débito crescia a olhos vistos. Como, de acordo com o regulamento, falta de comparência numa das três últimas jornadas do campeonato dá lugar a despromoção, os atletas marcaram greve para esse período, com o propósito de demoverem o presidente-empresário-general. Mas, sem dinheiro, tal como agora, o homem viu a greve materializar-se e, com isso, a sua equipa desceu de Divisão.

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)