Lembras-te do man Quem, que morava no beco da Titi, no beco do fumo, que dava ao matagal aonde acabava o bairro!? Agora é "máximo orientador espiritual" ou "pai grande dos orientadores", abriu uma nguelé no beco, aproveitando o espaço entre o matagal, cercou, pós uns bancos de pau, umas chapas de zinco já cacimbadas e ergueu o tala "templo do desconseguimento"! Nesse lugar "escolhido" realiza os cultos e as orgias "abençoadas"!

Barulho é barulho, só têm actividade de madrugada, diz que de dia é para evangelizar (só não sei aonde, porque passa o dia todo a birrar em casa do mano Buluzento!). E de noite, segundo ele, é que é a própria hora, porque apanha os xirangas a fazerem voos, que nem os da companhia das bandeiras, rasantes... (só não sei se há artilharia antiaérea preparada para derruba-los)! As inovações não param por aqui, a ngunga tá famosa, promete nada mais, nada menos do que o milagre do "desconseguimento"!

Parece que não há impossíveis para ele, tudo pode desde que o "crente" cumpra com as orientações e obrigações! Promete milagres que nunca ouvi sequer, e nem sabia serem possíveis. Milagre do emprego, para ter casa no kilamba ou noutra centralidade, milagre para ter granda emprego com bom salário e ser chefe, mas sem precisar de bumbar, só mesmo mandar. Milagre para ter todos canudos, até de pós PhD, mesmo sem bucar nenhum, sem ter sido colega, ou sequer saber o que é partir o caderno e rasgar o lápis! Milagre de ter bué de mboas ou garinos e não ter estrilho, milagre de conseguir divisas a câmbio do banco, milagre de ter água e luz 24h por dia, ter isenção fiscal tipo boss, milagre de ter hospital no bairro a funcionar bem, 24/24h, com pessoal profissionalmente exemplar, com medicamentos certos e suficientes, macas, camas, ambulâncias funcionais e tudo mais.

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível em http://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)