O vírus está entre nós!

O País não pode parar, temos de continuar. Este inimigo invisível, vil e letal não olha para status social, género ou raça. Aproveita todas as nossas fragilidades para entrar em acção. Trocou-nos as voltas e mudou-nos as rotinas. Está a condicionar-nos os afectos e a limitar-nos os desejos. Alterou-nos os hábitos, criou-nos urgências e lançou-nos agora para um estado de emergência. O País não pode parar e a vida tem de continuar.

É nos momentos de crise que as lideranças de qualidade fazem falta. É nesses momentos que os grandes líderes se afirmam e marcam a diferença. A qualidade da democracia está directamente relacionada com a qualidade da informação, da formação, da comunicação, da educação, da cultura cívica e política. João Lourenço tem agora de agregar vontades e mobilizar a sociedade para fazer deste combate ao coronavírus uma causa comum. Precisa de garantir e clarificar os cidadãos que o estado de emergência não é a suspensão da democracia e a restauração da ditadura. O Presidente da República é a reserva moral e política para o duro combate que temos pela frente.

Esta é uma oportunidade que temos para mostrar que estamos unidos. Precisamos de unidade para travar e vencer uma guerra que nos foi declarada unilateralmente. No ano em que a nossa Paz celebra 18 anos, somos confrontados por um inimigo que não nos deixa em paz e que espalha o medo, um inimigo que gera pânico e divisões. Um inimigo para o qual não estávamos preparados, mas que enfrentaremos com todas as nossas forças e sem ceder um palmo da nossa terra.

Mas o que este inimigo não conhece é a nossa história de resistência, a nossa determinação e convicção. Este inimigo não conhece o nosso espírito patriótico, não sabe que fomos, somos e seremos sempre: Um só povo e uma só nação!

O vírus está entre nós!

Ele quer-nos na rua, quer-nos na sua zona de conforto, quer-nos no seu palco para actuar. Ele faz das ruas a sua arena, o seu matadouro. Não lhe vamos dar esse prazer, não lhe vamos dar o "privilégio" de nos aniquilar. Estaremos na nossa "trincheira firme", seguiremos as orientações e faremos o nosso lema: prevenir a Covid-19, controlar a pandemia e salvar vidas! Voltaremos aos tempos de nos abraçarmos e beijarmos uns aos outros, voltaremos aos tempos em que não teremos medo de sermos nós mesmos, voltaremos aos tempos em que este desagradável "chega p'ra lá" social voltará a ser substituído pelo habitual "chega p'ra cá". Estamos em estado de emergência e temos consciência das obrigações e limitações. Temos certeza de que era preciso agir e que não agir ou não decidir tem as suas consequências. E decidimos combater o verme com todas as nossas forças, com toda a nossa coragem, união e espírito de luta.

O vírus está entre nós!

Está e sabe que não é bem-vindo e é mal-amado. Ele vai-nos causar dor, vai-nos tirar suor e fazer derramar lágrimas. Vai. Mas vamos lutar até às nossas últimas forças. Nunca nos renderemos! Venceremos!