"É preciso abrir mais espaço e dar mais oportunidade ao sector empresarial no âmbito da CPLP porque há muitas oportunidades", disse João Lourenço, na abertura da IX Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (AP-CPLP).

João Lourenço admitiu haver ainda alguns problemas de mobilidade no espaço da CPLP, mas espera que os seus representantes reunidos em Luanda discutam o assunto durante este encontro.

"Estamos cientes que a inserção dos nossos países em várias regiões geopolíticas e de integração regional, pode eventualmente constituir obstáculo à sua concretização. Todavia, o importante é estarmos firmemente empenhados nos objectivos que almejamos com o seu estabelecimento, para que superados os entraves de ordem legal e política, possa de facto, contribuir para a consolidação da CPLP", disse.
"Enquanto não for efectivada a mobilidade dentro da CPLP, Angola tem vindo a facilitar os vistos para os investidores para permitir a construção das parcerias empresariais", acrescentou referindo que a CPLP é para Angola um espaço de extrema importância, passados 23 anos desde a sua criação.

Falando ainda sobre Angola, que acolhe a IX Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (AP-CPLP), João Lourenço, informou aos presentes que o País vai realizar no próximo ano as eleições autárquicas e espera que haja consenso na aprovação do Pacote Autárquico entre o MPLA e a oposição.

"Queremos que haja consenso com a oposição durante o debate do pacote Legislativo Autárquico", defendeu João Lourenço, que saudou a formação do novo Governo na Guiné Bissau onde se registava um impasse.

Os parlamentares da CPLP vão analisar a proposta de criação da instância de concertação de jovens parlamentares da comunidade lusófona e a alteração do Estatuto da AP-CPLP, no sentido da criação do secretariado permanente da organização, e os mecanismos de financiamentos do seu funcionamento.
A aprovação da proposta de orçamento de funcionamento do secretariado permanente da AP-CPLP e informações sobre os processos eleitorais nos Estados-membros da CPLP constam também da agenda dos parlamentos.