"O ex-presidente da coligação, Abel Chivukuvuku, jogou um papel preponderante na criação da CASA-CE. Vamos continuar a respeitá-lo", apelou André Mendes de Carvalho durante a cerimónia da sua tomada de posse.

Segundo o novo coordenador, doravante, a coligação será estruturada tendo em vista os futuros desafios.

"Estão a chegar as eleições autárquicas e as gerais. Devemos estar organizados para continuarmos a ser uma força que luta para governar Angola", frisou, salientando que a CASA-CE mantém a sua intenção de se transformar em partido político.

"Essa transformação tem de ser de consenso com os lideres políticos da coligação", sublinhou, apelando aos militantes e membros da CASA-CE para que não respondam a provocações.

De recordar que cinco dos seis líderes dos partidos políticos afectos à CASA-CE) decidiram afastar o seu presidente, Abel Epalanga Chivukuvuku por alegada "quebra de confiança" . Em sua substituição foi indicado André Mendes de Carvalho "Miau" para dirigir a terceira força política com 16 assentos parlamentares na Assembleia nacional.

A medida ocorre num contexto de mal-estar que assola a coligação, numa altura em que os "Independentes" se preparam para entrarem no Bloco Democrático (BD).

O Colégio Eleitoral da CASA-CE tinha estado reunido na passada sexta-feira para definir o futuro de Chivukuvuko na estrutura directiva.

O 2º vice-presidente da Coligação, Alexandre Sebastião André, explicou que o órgão determinou a demissão do até aqui líder da CASA, Chivukuvuku, que é acusado de fazer oposição contra a própria coligação e de ter concentrado todos os poderes na sua pessoa.

Em Agosto último, cinco dos seis partidos que constituem a coligação pediram ao Tribunal Constitucional uma clarificação sobre a gestão dos fundos e a presença de independentes nos órgãos de direcção da CASA-CE.

O Tribunal esclareceu que os independentes não podem fazer parte do Conselho Presidencial da coligação e proibiu Abel Chivukuvuku de criar um novo partido dentro da estrutura existente.

A Convergência Ampla de Salvação de Angola - Coligação Eleitoral (CASA-CE) foi criada em Abril de 2012 por Abel Chivukuvuku, tendo integrado os cincos partidos meses antes da realização das eleições do mesmo ano.