O anúncio foi feito esta quinta-feira, 13, em Ondjiva, pelo governador local, Kundi Paihama.

O governante, que falou no fim de uma reunião com as autoridades tradicionais do município do Cuanhama, afirmou ter recomendado a preparação do processo, "a começar pela sensibilização da população, visando a consolidação da democracia e uma maior participação dos cidadãos na vida política".

De lembrar que o Presidente da República, João Lourenço, sugeriu, em Março, a realização das primeiras eleições autárquicas em 2020, e propôs que fossem implementadas faseadamente.

A proposta de João Lourenço foi feita no seu discurso de abertura da primeira reunião do Conselho da República.

"Trazemos para esta reunião do Conselho da República, para que o Presidente da República possa ser aconselhado pelos dignos conselheiros, a proposta de realizar as eleições autárquicas em 2020 e a proposta de as realizar inicialmente num certo número de municípios, na base do princípio do gradualismo, definindo-se os critérios da sua selecção", declarou, na altura, o Chefe de Estado.

João Lourenço informou ainda que o Executivo já estava a trabalhar na preparação do pacote de leis sobre a organização e o funcionamento das autarquias, para depois serem submetidas à Assembleia Nacional.

O município do Cuanhama possui 360 mil 491 habitantes.