Vitorino Nhany reafirmou, em conferência de imprensa, a necessidade da realização de um novo registo eleitoral visando as eleições autárquicas previstas para 2020, assim como a implementação deste processo de forma simultânea em todos os municípios do país e não de forma gradual do ponto de vista geográfico, como pretende o Executivo e o MPLA.

"O tempo que separa até a realização das eleições autarquicas exige um novo registo eleitoral dos cidadãos com a capacidade de voto. O novo registo pode acontecer este ano ou em 2019", disse, argumentando com as "múltiplas irregularidades" de que enfermou o processo eleitoral de Agosto do ano passado.

"O que aconteceu nas eleições gerias de 2017 deveu-se ao facto de um dos jogadores se ter apresentado como dono do campo, árbitro e dono da bola. Isso não pode mais acontecer", referiu o também deputado a Assembleia Nacional exigindo que, nas próximas eleições, o Ministério da Administração do Território e Reforma do Estado (MATRE), já não apareça a coordenar o processo do registo eleitoral.

Lembrou que nas eleições de 2017 entre várias infracções engendradas no processo em questão, notabilizou-se a ocorrência de registos duplos.

"Perante tamanhos erros não corrigidos contidos no ficheiro informático de cidadãos maiores ou base de dados, permitir-se-á que as autarquicas sejam realizadas tendo em conta a mesma base de dados ou um novo registo eleitoral se impõe?", interrogou-se.

Recorda-se que o Governo aprovou ontem, o pacote de leis sobre as eleições autárquicas, previstas para 2020, e prevê um prazo de 15 anos para a sua real concretização em todo o País.

Sobre a dúvida levantada nos últimos tempos sobre a forma como vai ser financiada a campanha, ou as várias campanhas para as eleições autárquicas, o dirigente da UNITA disse que cabe à Assembleia Nacional decidir se vão ou não beneficiar de financiamento público ou se terão direito a tempo de antena como acontece nas eleições gerais.

"Não é o Executivo a determinar. o assunto vai ao Parlamento para o seu tratamento especial", adicionou Vitorino Nhany durante a conferência de imprensa onde o "Galo Negro" reagiu à proposta de Lei orgânica sobre as eleições autárquicas apresentada ontem pelo ministro da Administração do Território.