"Não estamos a responder a insultos políticos dos adversários, mas estamos preocupados com os futuros desafios tendo em vista as eleições autárquicas e gerais que terão lugar em 2020 e 2022 respectivamente", disse ao NJOnline, Rafael Aguiar.

O político lembrou que algumas medidas que estão a ser tomadas para a organização da coligação têm originado insultos políticos por parte dos que abandonaram a coligação.

"Queremos maior responsabilidade, disciplina e rigor por parte de todos os membros, militantes e simpatizantes da nossa coligação", referiu, informando que vão operar, no secretariado executivo provincial da CASA-CE em Luanda, 11 membros.

Relativamente às autarquias disse que os militantes e simpatizantes da CASA-CE já estão esclarecidos sobre a importância da sua participação nas eleições autárquicas para o desenvolvimento socio-económico do País e bem-estar das famílias.

"Estamos satisfeitos com o crescimento da coligação em todas as províncias", destacou o secretário executivo da CASA-CE.

A primeira e a nona comissões especializadas da Assembleia Nacional autorizaram a substituição do 4º vice-presidente da Assembleia Nacional, Carlos Tiago Kandanda, indicado pela CASA-CE, que foi substituído pelo deputado Manuel Fernandes.

O deputado Lindo Tito, que também decidiu deixar o grupo parlamentar da CASA-CE, foi substituído pelo seu colega, Alexandre Sebastião André, como membro da 1ª comissão que trata dos assuntos jurídicos.

A CASA-CE foi fundada em 2012 e é uma coligação de seis partidos políticos: - Bloco Democrático (BD), Partido Pacífico Angolano (PPA), Partido Apoio para Democracia e Desenvolvimento de Angola - Aliança Patriótica (PADDA-AP), Partido Aliança Livre de Maioria Angolana (PALMA), Partido Nacional de Salvação de Angola (PNSA) e Partido Democrático Popular de Aliança Nacional de Angola (PDP-ANA).

Nas primeiras eleições gerais em que participou, em 2012, a CASA-CE elegeu oito dos 220 deputados à Assembleia Nacional, face aos seis por sento de votos obtidos, a mesma percentagem conquistada nas presidenciais, em que Chivukuvuku ficou em terceiro lugar.

Nas últimas eleições gerais, realizadas em Agosto de 2017, a CASA-CE aumentou quase para o dobro a sua votação a nível nacional em termos nominais (639.789 votos - 9,45%), duplicando o número de deputados (16), com Abel Chivukuvuku, a manter o 3º lugar na corrida presidencial.