"Fi-lo por uma questão de princípios e convicções", disse o político à Rádio Mais, afirmando ainda que "estão desfeitas" as condições que o mantinham na coligação.

Desde que Abel Chivukuvuku foi afastado da liderança da CASA-CE, em Fevereiro deste ano, por alegada perda de confiança política, tem vindo a assistir-se a uma debandada de militantes, sobretudo daqueles que estavam na coligação na condição de independentes, como era o caso do ex-líder.

Debandada que tem sido desvalorizada pela nova direcção da coligação. O membro do colégio presidencial da Convergência Ampla de Angola - Coligação Eleitoral CASA-CE, Manuel Fernandes, considerou, a 28 de Março, "um exagero" as informações segundo as quais vários membros e militantes estão a abandonar a actual liderança para se juntarem aos chamados "independentes".

"A CASA-CE é uma e única coligação. Se um membro ou militante entendeu abandonar a organização, isso não prejudica a coligação. Neste momento vivemos uma nova fase e temos novos métodos de trabalho", disse aos jornalistas Manuel Fernandes.

O também deputado à Assembleia Nacional desvalorizou tais abandonos, realçando que com a nova direcção da coligação, "a crise pertence ao passado".

"É uma propaganda falar em milhares de militantes que deixaram a coligação. As pessoas são livres de tomar as suas decisões", acrescentou Manuel Fernandes.

A CASA-CE foi fundada em 2012 e é uma coligação de seis partidos políticos - Bloco Democrático (BD), Partido Pacífico Angolano (PPA), Partido Apoio para Democracia e Desenvolvimento de Angola - Aliança Patriótica (PADDA-AP), Partido Aliança Livre de Maioria Angolana (PALMA), Partido Nacional de Salvação de Angola (PNSA) e Partido Democrático Popular de Aliança Nacional de Angola (PDP-ANA).

Nas primeiras eleições gerais em que participou, em 2012, a CASA-CE elegeu oito dos 220 deputados à Assembleia Nacional, face aos seis por sento de votos obtidos, a mesma percentagem conquistada nas presidenciais, em que Chivukuvuku ficou em terceiro lugar.

Nas últimas eleições gerais, realizadas em Agosto de 2017, a CASA-CE aumentou quase para o dobro a sua votação a nível nacional em termos nominais (639.789 votos - 9,45%), duplicando o número de deputados (16), com Abel Chivukuvuku, a manter o 3º lugar na corrida presidencial.