Para além do "Galo Negro", outros opositores do partido no poder consideram que o CSMJ indicou para a presidência de um órgão independente "um militante declarado do MPLA" que não garante nenhuma neutralidade nas decisões.

A escolha do novo responsável máximo da CNE decorreu em volta de um polémico concurso público realizado no início do ano passado.

O presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, defende a anulação do concurso em respeito ao estado de direito que se deseja edificar no país. Para Adalberto Costa Júnior a designação " é um péssimo indício perante os desafios de credibilidade de transparência dos processos eleitorais. O interesse público foi sufocado pelos interesses privados e de grupo".

Manuel Pereira da Silva, que ocupava as funções de presidente da Comissão Provincial Eleitoral de Luanda, é acusado de ser a figura que "arquitectou a fraude eleitoral" na capital do país na fase das eleições gerais de 2017.

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)