Rescova, que foi governador de Luanda até 26 de Maio, estava internado na clínica Girassol, depois de ter sido transferido de emergência da província do Uíge para Luanda.

O político esteve à frente do GPL entre 02 de Janeiro de 2019, quando substituiu no cargo Adriano Mendes de Carvalho, e Maio de 2020, quando foi exonerado pelo Presidente da República, que escolheu Joana Lina para governar a província mais populosa do País. No mesmo dia, Rescova foi nomeado governador do Uíge.

O Presidente da República, João Lourenço, já reagiu, expressando "profunda consternação" pelo falecimento, no princípio desta noite, de Sérgio Luther Rescova.

"Apresento à família do malogrado os meus mais sentidos pêsames, em meu nome, no da minha família e de todo o Executivo", lê-se ainda na nota publicada na página oficial da presidência.

O Bureau Político (BP) do Comité Central do MPLA manifestou também o seu "profundo sentimento de consternação" ao tomar conhecimento da morte do dirigente do partido.

"O percurso político partidário e o sentido de Estado de Rescova é um motivo de orgulho para os angolanos e um exemplo vivo para todos os jovens que amam Angola e servem a mãe pátria com empenho e sentido de missão", declarou o BP.

Sérgio Luther Rescova nasceu no dia 16 de Maio de 1980 no município da Damba, província do Uíge. Foi deputado à Assembleia Nacional, secretário Nacional da JMPLA (organização juvenil do MPLA), governador das províncias de Luanda e do Uíge.