David Mendes, que ficou a saber pelas redes sociais que está a ser processado pelo presidente da CASA-CE, Abel Chivukuvuku, por crime de calúnia e difamação, disse que o caso tem a ver com a situação financeira da CASA-CE que foi divulgada em Agosto do ano passado.

"Quando falei à Rádio Despertar disse que havia um processo no Tribunal Supremo. O presidente Abel Chivukuvuku, sentindo-se ofendido, decidiu processar a Rádio Despertar e a minha pessoa enquanto advogado dos líderes dos partidos políticos que moveram uma acção contra ele", sustentou, em declarações ao NJOnline.

O advogado, quando surgiu a situação no seio da CASA-CE, já previa que o seu presidente não podia facilmente resolver o problema, já que "existem documentos com provas suficientes que podem complicar a situação".

"De entre vários crimes estão questões de peculato, então, é preferível que ele (Abel Chivukuvuku) reflicta que passo quer dar e não arranjar uma guerra desnecessária", avisou David Mendes.

O NJOnline está a tentar entrar em contacto com o líder da CASA-CE, Abel Chivukuvuku.

No caso da CASA-CE, David Mendes referiu que agiu como advogado, sem entrar nos seus assuntos internos, lamentando a atitude de Abel Chivukuvuku e o seu grupo que estão a confundir as coisas.

Recorda-se que em Agosto do ano passado o líder da CASA-CE apresentou ao Tribunal Provincial de Luanda(TPL) uma queixa-crime contra o advogado David Mendes e a Rádio Despertar, por calúnia e difamação.

Queixa essa que é confirmada por um comunicado da Direção Nacional de Investigação e Acção Penal (DNIAP) da Procuradoria-Geral da República (PGR) abrangendo dois jornalistas da Rádio Despertar, que são convocados para um interrogatório judicial na quarta-feira próxima.

Chivukuvuku é acusado de ter contraído uma dívida de 6 milhões USD junto a uma empresa chinesa que trabalha em Angola, em nome da CASA-CE.

Este empréstimo foi feito sem o conhecimento dos partidos políticos, e, quando instado por estes, alegou que fê-lo para suportar a campanha eleitoral das eleições gerais de 2017, em que o partido elegeu 16 deputados.

Abel Chivukuvuku desmente acusações

O coordenador da CASA-CE, Abel Chivukuvuku, tem vindo a desmentir categoricamente tais acusações de desvio de fundos da coligação.

Chivukuvuku denunciou uma operação de "calúnias de colegas que visam o lugar de presidente da CASA-CE".

"São simplesmente calúnias de colegas que visam o lugar de Presidente da CASA-CE, sem respeito às normas estatutárias que determinam a eleição do Presidente em Congresso", disse Chivukuvuku, citado pela VOA.