Quando os restos mortais de Savimbi descerem à terra no pequeno cemitério de Lopitana, no Bié, o partido do "Galo Negro", disse ao NJOnline o seu vice-presidente, Raúl Danda, vai centrar as suas atenções na recuperação dos restos mortais do ex-secretário-geral, Mango Alicerce Mango, , Jeremias Chitunda, vice-presidente, de Salupeto Pena, chefe da delegação da UNITA na Comissão Conjunta, e de Eliseu Chimbili, que foi o coordenador do "Galo Negro" em Luanda (todos na fotografia, respectivamente, da esquerda para a direita).

"Estamos convictos de que a boa vontade demostrada pelo actual Governo em autorizar o enterro do líder fundador da UNITA, Jonas Savimbi, também vai ocorrer com os nossos quadros mortos em 1992 e que, até aqui, os seus restos mortais obtiveram as devidas cerimónias fúnebres", afirmou Raúl Danda.

O vice-presidente do "Galo Negro" disse também que continuarão a trabalhar para clarificar a situação de um dos vice-presidentes da UNITA, António Dembo, também falecido no leste de Angola e que até aqui se desconhece o local onde foi enterrado.

Segundo apurou o NJOline, o Governo e a UNITA têm vindo a divergir quanto à localização e recuperação das ossadas do general António Sebastião Dembo, que, à data da sua morte, se encontrava no leste de Angola onde exercia as funções de vice-Presidente do partido.

Dembo morreu no dia 25 de Fevereiro, dois dias depois de Jonas Savimbi ter sido emboscado pelas FAA, a 22 de Fevereiro de 2002, no leste de Angola.

Recorde-se que a 01 de Novembro de 1992, o vice-presidente da UNITA, Jeremias Kalandula Chitunda, o Secretário-geral do Partido, Mango Alicerces, o Chefe da Delegação da UNITA na Comissão Conjunta entre o Governo e a UNITA, Salupeto Pena, e o brigadeiro Eliseu Sapitango Chimbili, Chefe dos Serviços Administrativos da UNITA em Luanda, foram mortos na sequência da rejeição pela UNITA dos resultados das eleições gerais.

Jeremias Chitunda e Salupeto Pena foram assassinados na área do antigo mercado de Roque Santeiro, no Sambizanga, enquanto o Brigadeiro Chimbili foi morto a tiro atrás das instalações da Agência Angola Press (ANGOP) e da Embaixada da Zâmbia, na rua Rei Katiavala.

O corpo de Mango Alicerces nunca foi apresentado.

Restos mortais de Savimbi chegam hoje ao Cuito

Entretanto, depois de exumados no Luena a 31 de Janeiro para a realização dos testes laboratoriais ao seu ADN, os restos mortais do líder histórico da UNITA são hoje velados no Kuito, onde vão chegar hoje para a fase derradeira de um percurso que, na verdade, começou a 22 de Fevereiro de 2002, quando Savimbi foi abatido em combate pelas tropas governamebtais.

Em vida, Jonas Savimbi deixou claro que, depois da sua morte, queria que o seu corpo fosse sepultado na sua terra natal, Lopitanga, desejo que a família e o seu partido procuram desde então cumprir, levando os restos mortais do cemitério do Luena, Moxico, para o Bié.

Por isso, a chegada da urna com os seus restos mortais à cidade do Kuito é uma etapa importante deste percurso histórico da última viajem do fundador do partido do "Galo Negro", que nasceu em 1934, em 1966 fundou a UNITA e em 2002 tombou sob as balas das FAPLA, perto de Lucusse, MOxico, leste de Angola.

Depois do Kuito, a urna segue para o Andulo, onde ficará pelo menos uma noite, seguindo de seguida para Lopitanga, onde já está praticamente concluído o túmulo que irá ser a sua última morada, e onde será sepultado no pequeno cemitério local, depois das cerimónias fúnebres adequadas.