Bamokina Zau lembrou que a aprovação do novo passaporte é um prioridade sustentada nas recomendações internacionais de, entre outras, diminuir o recurso ao passaporte diplomático, mas, perante "preocupações levantadas" por alguns parlamentares, optou-se por passar este debate e votação para a próxima sessão legislativa.

A proposta de Lei do Passaporte Angolano e o Regime de Saída e Entrada de Cidadãos Nacionais, aprovada em Conselho de Ministros em Junho, tinha sido aprovada na generalidade e por unanimidade no Parlamento, como o NJOnline noticiou, na semana passada e hoje deveria ter sido de novo abordada e levada a votação final nos próximos dias.

Todavia, o que foi já discutido será tido em conta quando o assunto voltar ao Parlamento, garantiu o governante, admitindo que essa nova data possa ser Novembro, o que dará tempo suficiente para tratar das outras questões importantes, quer sejam de natureza tecnológica ou de equipamentos.

O novo passaporte tem como característica principal a introdução de um chip electrónico que conterá todos os dados do seu titular, gerando segurança de quase 100% contra o uso indevido.