O 17 de Setembro é celebrado como Dia do Herói Nacional em homenagem ao primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, nascido a 17 de Setembro de 1922, em Kaxicane, município de Icolo e Bengo, e falecido a 10 de Setembro de 1979, em Moscovo, uma semana antes de completar 57 anos.

Além de médico e político, António Agostinho Neto destacou-se como um dos maiores poetas da história da literatura angolana.

As celebrações estendem-se a todo o país, com várias actividades de índole política, cultural, recreativa e desportiva.

Na década de 1950, foi secretário-geral da delegação em Coimbra da Casa dos Estudantes do Império e membro fundador do Centro de Estudos Africanos, em conjunto com Amílcar Cabral, Mário Pinto de Andrade, Marcelino dos Santos e Francisco José Tenreiro, bem como, mais tarde, fundador do Clube Marítimo Africano.

Devido à participação activa nos movimentos estudantis nacionalistas de então foi preso diversas vezes pela polícia política portuguesa (PIDE), dando origem a campanhas internacionais de solidariedade para a sua libertação.

Em 1962 sobe a presidente do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), sucedendo a Ilídio Machado e a Mário Pinto de Andrade, dois dirigentes que foram "reabilitados" em 08 deste mês pelo novo líder do partido, João Lourenço, ao discursar no encerramento do VI Congresso Extraordinário, que o elegeu.

Ao longo da década de 1970, Agostinho Neto liderou as actividades políticas e de guerrilha do MPLA e o processo de descolonização (1974/75) a partir de Argel (Argélia) e Brazzaville (República do Congo) até ao seu regresso a Angola, onde proclamou a independência, em 11 de Novembro de 1975. Tornou-se então no primeiro Presidente de Angola.

Para o centenário do nascimento de Agostinho Neto, em 2022, o Governo angolano já criou uma comissão para programar as celebrações.