Ao Novo Jornal Online, o membro do MPLA Artur Santana Kiananga, disse esperar que durante a abertura da IV reunião ordinária do Comité Central do partido, José Eduardo dos Santos, anunciasse a realização de um congresso extraordinário ou a sua renúncia à presidência do partido.

"Haverá muita interferência na tomada de decisões por parte do Presidente da República, já que José Eduardo dos Santos continua a liderar o partido", concluiu.

Quem tem opinião diferente é o professor universitário António Marco Samuca. Segundo ele, a transição tem de ser feita de uma forma cautelosa, para não haver entraves no futuro.

"Está a ser uma transição pacífica, pois é preciso muita reflexão", resumiu.

O jurista Romão Sakamala reconheceu que no seio do MPLA há muitas há figuras que defendem a manutenção de José Eduardo dos Santos como presidente do partido.

"Internamente, a situação ainda não é boa. Não obstante o actual Presidente da República, João Lourenço, arrastar muita gente, José Eduardo dos Santos, também tem ainda muitos seguidores que querem que ele continue à frente dos destinos do partido" afirmou.

Na opinião do antigo combatente do MPLA, Pedo Moxi, não obstante a transição pacífica, o partido está a passar por momentos de "crispação interna".

"O camarada presidente do MPLA, José Eduardo dos Santos, já cumpriu a sua missão. Desde a sua juventude esteve sempre ao serviço do MPLA e do povo. É o momento ideal para descansar", aconselhou.

Para ele, o ex-Presidente da República deve "urgentemente" abdicar do cargo de dirigente do partido.

Um membro do Comité Central do MPLA, que não quis identificar-se, disse ao Novo Jornal Online estar neste momento em curso um debate sobre a sucessão na presidência do MPLA, para acabar com dois centros de poder.

"Existe já unanimidade de que José Eduardo dos Santos deve abandonar a presidência do mesmo e entregar a liderança a João Lourenço", frisou.

António Lutamano Pedro, da UNTA Confederação Sindical, diz serem os milionários angolanos os interessados na manutenção de José Eduardo dos Santos na presidência do partido.

"Estão aflitos (os endinheirados). Pensam que caso JES deixe a presidência do partido, terão enormes dificuldades para concretizar os seus negócios", defendeu.

O militante do MPLA, Cardoso Teixeira Kiala, elogiou o presidente do MPLA por tudo o que fez enquanto dirigiu o partido, mas considera que JES deve descansar para deixar o lugar a João Lourenço.

"O camarada presidente tem estatuto especial, penso que é o momento de repouso", sublinhou.

João Lourenço completará um mês, no dia 26, como Presidente da República de Angola. José Eduardo dos Santos é presidente do MPLA desde 1979.