Ângelo da Veiga Tavares proferiu estas declarações durante a cerimónia de abertura da reunião que manteve com os representantes das várias forças políticas e da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), para abordar a segurança do processo eleitoral.

"Para um processo seguro, será importante que os interesses do País estejam acima dos interesses de partidos políticos, grupos, associações e de pessoas singulares ou colectivas" disse o ministro.

O governante sublinhou a importância do encontro, tendo em conta a experiência de processos anteriores, e assinalou que "os partidos políticos, dirigentes, militantes e população em geral, desempenham um papel fundamental para que as eleições decorram num clima de paz, harmonia, segurança e tranquilidade".

Para o ministro do Interior, "os resultados menos conseguidos não podem colocar em causa e em risco o clima de paz que o País vive desde 2002 à custa de grandes sacrifícios dos angolanos".

"Deveremos fazer destas eleições uma vitória do povo angolano, pois elas servirão para medir o nosso grau de maturidade, particularmente a da classe política", explicou.

De acordo com Ângelo da Veiga Tavares, os partidos políticos e coligações de partidos devem educar os seus militantes e simpatizantes para o civismo, a tolerância política e o espírito patriótico durante todas as fases do processo eleitoral.

O ministro referiu ainda que os efectivos estão orientados para recorrer ao uso da força apenas como último recurso.

No encontro estiveram representantes do MPLA, UNITA, FNLA, PRS, APN e CASA-CE.