Segundo um comunicado da CNE, os interessados em integrar mesas das assembleias de voto e centros de escrutínio nas eleições gerais de 23 de Agosto deverão submeter a candidatura até ao próximo domingo, 23 de Julho.

Com mais de 100 mil vagas disponíveis, a CNE adianta que as inscrições serão avaliadas entre os dias 24 e 26, processo que culmina, nos dias 27 e 28 de Julho, com a publicação da lista dos candidatos apurados.

O organismo explica que só serão considerados os candidatos com cidadania angolana e pelo menos 18 anos, que tenham efectuado o registo eleitoral e que saibam ler e escrever em língua portuguesa,

Os interessados em integrar as mesas das assembleias de voto devem ainda residir preferencialmente no município em que se inscrevem e possuir como habilitações mínimas a 8.ª classe nas zonas rurais e a 12.ª nas zonas urbanas. Acresce a esta lista um critério preferencial: a experiência, sendo que quem já foi membro das assembleias de voto em eleições anteriores está em vantagem.

A CNE adianta que as candidaturas às mesas das assembleias de voto devem ser formalizadas junto da Comissão Municipal Eleitoral da área de residência, enquanto as inscrições para os centros de escrutínio devem ser apresentadas no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda, onde funcionará o Gabinete de Observação eleitoral.

Neste último caso, a habilitação mínima é a 12.ª classe, sendo ainda exigidos conhecimentos de informática e de manuseamento de equipamentos electrónicos portáteis, disponibilidade total de horário, experiência em arquivo e documentação e prontidão para deslocações no território nacional.