Segundo o líder parlamentar da UNITA, Adalberto da Costa Júnior, João Lourenço "está a vestir um casaco que foi feito à medida do anterior Presidente da República", José Eduardo dos Santos.

O deputado do "Galo Negro", que falava esta sexta-feira, 11, na Assembleia Nacional - no final da conferência de líderes parlamentares que aprovou para 23 de janeiro a primeira plenária de 2019 - alertou para a necessidade de "uma revisão do excesso de poderes" presidenciais.

"Temos necessidade de uma revisão da Constituição, da lei eleitoral (...) e quanto mais se retardar estas matérias, mais se tem o país impreparado para servir o interesse comum", disse Adalberto da Costa Júnior, citado pela agência Lusa.

O líder parlamentar da UNITA salientou que "o país, formatado como se encontra, não está adequado" a "servir o interesse dos cidadãos", e apontou que o "excesso de poder" concedido ao Presidente da República concorre para constantes solicitações de autorizações legislativas ao parlamento, situação que deve merecer "alguma ponderação".

Já André Mendes de Carvalho, presidente do grupo parlamentar da CASA-CE, assinala, entre os aspectos da Constituição que "carecem de alguma revisão", o "modelo de eleição" do Presidente da República, que define como "impróprio" para um regime presidencialista.

"Quando queremos um indivíduo com os poderes todos que o Presidente tem, ele (Presidente da República) tem que ser eleito de uma maneira mais directa", disse, contestando que o Chefe de Estado surja "no meio dos deputados como um cabeça-de-lista" para depois virar Presidente.