"Com a UNITA no poder, posso-vos garantir que o sofrimento dos angolanos está a chegar ao fim". O líder do Galo Negro fez estas declarações durante o arranque da campanha eleitoral que abre hoje oficialmente, 23 de Julho.

Samakuva voltou a tecer fortes críticas ao Governo que está em fim de mandato. O presidente da UNITA criticou o mau estado das estradas do país, e reiterou que o Governo cessante está a enganar a população com um série de inaugurações de infra-estruturas que para Samakuva não têm qualidade.

Para o Galo Negro o país deve ter uma governação que cumpra as promessas eleitorais.

"Queremos ter um país onde as pessoas se comportam como gente séria. Queremos gente que faz o que dizem. Não queremos governantes que dizem uma coisa e fazem outra".

Segundo Isaías Samakuva, o país está" doente". O sistema de saúde, de acordo com o dirigente dos maninhos, precisa ser reformado.

"Aqui em Luanda temos uma clínica ou um posto de saúde. Mas no interior do país as pessoas para terem acesso à saúde, os doentes percorrem longos quilómetros", disse Samakuva que garante mudar a situação quando tomar o poder por intermédio das eleições.

No Governo do Galo Negro, de acordo com as promessas eleitorais do seu líder, a assistência médica e medicamentosa será gratuita. Quando a UNITA estiver no poder, diz Isaías Samakuva, as mortes à porta dos hospitais vão terminar.

"Muitos estão a morrer porque os hospitais não têm medicamentos e não conseguem pagar as consultas. No Governo da UNITA, o medicamento é grátis, e a saúde será grátis. E quem for apanhado a pedir gasosa vai ser levado ao tribunal e correrá risco de ir para cadeia", garantiu o político.