Com o nome envolvido no despacho-sentença do Tribunal Provincial de Luanda como tendo facilitado os negócios à filha em prejuízo dos interesses do Estado, José Eduardo quebrou o silêncio e decidiu endereçar ao País uma carta onde espelha a sua versão dos factos.

A confirmação da missiva escrita a partir de Barcelona pelo ex-Presidente da República foi feita, através das redes sociais, pela filha Tchizé dos Santos, para quem há uma pretensão de os destinatários da carta ocultarem o seu conteúdo.

A antiga deputada pela bancada do MPLA detalha que a missiva do pai foi entregue em Barcelona - onde o antigo chefe de Estado se encontra há quase um ano - ao general Leopoldino Fragoso do Nascimento para que este a fizesse chegar aos presidentes da Assembleia Nacional e do Tribunal Constitucional, além de uma cópia dirigida à imprensa nacional.

"O general Leopoldino Fragoso do Nascimento foi o portador da carta aberta para fazer entrega em Luanda, pois viajava para Luanda e disponibilizou-se a fazer esse favor", afirmou Tchizé dos Santos nas redes sociais.

Na carta, segundo a ex-deputada do MPLA, o antigo Presidente da República detalha pormenores sobre como dirigiu, enquanto chefe do Governo, alguns dos dossiês que vêm abordados no processo judicial contra Isabel dos Santos.

"Estamos a aguardar a publicação da carta de José Eduardo dos Santos, onde diz quem é que vendeu o petróleo e os diamantes. Por favor, senhores jornalistas, contactem o gabinete do ex-Presidente da República para obter a cópia", apelou a filha do ex-estadista angolano.

José Eduardo dos Santos, de acordo ainda com Tchizé dos Santos, explica, no documento, como o ex-vice-Presidente da República e antigo Presidente do Conselho de Administração da Sonangol, Manuel Vicente, participou na comercialização do petróleo do país durante uma década.

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)