Segundo o documento hoje divulgado, apesar de João Lourenço ter tomado medidas "no sentido de enfraquecer o controlo [do país] pela família do seu antecessor", José Eduardo dos Santos, "falta ainda ver se ele fará um verdadeiro esforço para travar a corrupção endémica ou atenuar as restrições que pesam sobre a oposição política, a imprensa e a sociedade civil".

Nesse sentido, a Freedom House assinala, no seu relatório anual sobre direitos políticos e liberdades civis no mundo - intitulado "Freedom in the World 2018: Democracy in Crisis" ("Liberdade no Mundo 2018: A Democracia em Crise") -, que Angola é um dos países que deve ser observado com particular atenção em 2018.

A ONG lembra que embora a estrutura de poder familiar instaurada por José Eduardo dos Santos tenha começado a ser desmantelada, o ex-Presidente ainda é líder do MPLA.

"Numa das suas primeiras medidas como Chefe de Estado, Lourenço, membro do partido governante e ex-ministro da Defesa de Dos Santos, demitiu a filha do antigo líder do cargo de administradora da companhia petrolífera nacional, [mas] não é ainda claro se Lourenço vai combater a corrupção de forma abrangente ou simplesmente consolidar o seu próprio controlo sobre os círculos do poder e a riqueza pública", sublinham os relatores, citados pela agência Lusa.

No relatório, a Freedom House centra-se sobretudo na crise da democracia a nível global, frisando que "a democracia está sob ataque e a recuar em todo o mundo", crise que se intensificou com "a erosão, a ritmo acelerado, dos padrões democráticos dos Estados Unidos da América".

O ONG conclui que 2017 foi o 12.º ano consecutivo de queda da liberdade global, com 71 países a sofrerem "claros declínios" nos domínios dos direitos políticos e liberdades civis e apenas 35 a registarem avanços.

Dos 195 países avaliados neste estudo, 88 (45%) foram classificados como "livres", 58 (30%) como "parcialmente livres" e 49 (25%) como "não livres".

Um grande desenvolvimento em 2017 foi, segundo o relatório, "o recuo dos Estados Unidos como defensor e como exemplo de democracia".