Depois de encerrado o contencioso eleitoral, pelo Tribunal Constitucional, João Lourenço multiplicou, na sua página oficial no Facebook, as mensagens de apelo à união nacional.

"Resolvidos os diferendos eleitorais, enterremos as nossas diferenças político-ideológicas e, unidos e empenhados, façamos o País acontecer", exortou o sucessor de José Eduardo dos Santos, lembrando que foi "eleito democraticamente Presidente de todos os Angolanos".

João Lourenço reforça que "somos irmãos e o que nos orgulha de sermos nós mesmos é muito mais importante do que aquilo que nos separa". Como tal, promete "governar com todos os Angolanos e em prol de todos os filhos de Angola, sem qualquer tipo de distinção ou outra forma de discriminação ou exclusão".

Ainda no Facebook, o Presidente da República eleito garante o partido no poder fez "uma boa leitura do elevado nível de abstenção" verificado nas eleições gerais de 23 de Agosto.

"Temos a responsabilidade de corrigir e prevenir que esta situação não venha a acontecer no futuro. Estamos juntos, rumo à construção de um futuro melhor para Angola e para os Angolanos", assina João Lourenço, sem esquecer as forças políticas da oposição.

"Contamos com a presença dos líderes dos demais partidos angolanos na cerimónia de investidura do Presidente da República. Este facto contribuirá para a criação de um ambiente de convivência pacifica e concórdia entre todos os filhos de Angola", lê-se num dos posts ontem publicado.

O repto aos adversários políticos surge numa altura em que se avolumam os sinais de que os partidos da oposição poderão boicotar a cerimónia de tomada de posse do terceiro Presidente da História de Angola, marcada para 26 de Setembro.