Um dos momentos mais importantes desta deslocação de João Lourenço à França é a entrega de uma mensagem de José Eduardo dos Santos a Emmanuel Macron, que tem lugar hoje, durante um encontro entre o governante angolano e o Chefe de Estado francês.

O conteúdo da mensagem do Presidente angolano para o seu homólogo francês não foi divulgado na íntegra, mas o secretário de Estado das Relações Exteriores, Manuel Augusto, que acompanha João Lourenço nesta deslocação, disse à imprensa que aborda questões relacionadas com as relações bilaterais e a procura de instrumentos que permitam melhorá-las.

"Temos boas relações com a França e é natural que periodicamente os dois países, e principalmente os seus líderes, troquem informações de forma a encontrarem caminhos que melhorem e consolidem as relações já existentes", disse Manuel Augusto em Paris, citado pelo JA.

Com pouco mais de um mês de presidência, Macron tem nesta visita de João Lourenço, que passará à condição de seu homólogo se vencer as eleições de 23 de Agosto, a primeira oportunidade para lidar directamente com responsáveis pela governação de Angola, país com quem a França mantém uma longa história de relacionamento, embora nem sempre a mais pacífica devido a problema do foro da Justiça.

Com esta nova janela de oportunidades que serve ambos os países, Luanda procura criar e alargar o espaço na grelha das prioridades de Paris para o continente africano, como o explicou o secretário de Estado das Relações Exteriores na capital francesa, no dia em que a delegação liderada por Lourenço chegou ao país.

"Acreditamos que Angola será também parte desta prioridade no âmbito das relações que mantém com África", notou Manuel Augusto.

Recorde-se que José Eduardo dos Santos fez uma das suas últimas visita de Estado a França, em 2014 e em 2015 o então Chefe de Estado francês, François Hollande, deslocou-se a Angola, igualmente em visita oficial, tendo em ambas as ocasiões sido assinado diversos acordos em áreas que vão da energia (petróleos) à ciência, passando pelo comércio e pela saúde, entre outros, tendo sido preparados documentos importantes em áreas como a defesa e a vigilância marítima ou ainda as sempre presentes questões ligadas aos conflitos em países africanos onde Angola e a França têm interesses.

Entretanto, na segunda parte desta deslocação de João Lourenço à Europa, também o presidente do Conselho de Ministros deste país, Paulo Gentiloni, receberá uma missiva de José Eduardo dos Santos.

A Itália é um dos países que mais tem mostrado vontade de apostar em Angola, nomeadamente depois de o Governo angolano ter divulgado os resultados do seu novo mapa geológico denominado Plano Nacional Geológico (Planageo), que contém diversas novidades, nomeadamente a confirmação ou divulgação do potencial em recursos minerais do país.

Um dos exemplos plasmados no Planageo é a denominada "copperbelt", uma gigantesca jazida de cobre que até agora se pensava que abrangia apenas a Zâmbia (onde é uma das principais riquezas do país) e a RD Congo mas que tem pelo menos 100 mil quilómetros quadrados em território angolano e um potencial económico enorme.