Durante a IX Assembleia Parlamentar da CPLP (AP-CPLP) estão previstas intervenções do presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, do secretário executivo da CPLP, Francisco Ribeiro Teles, e do presidente da AP-CPLP e da Assembleia Nacional de Cabo Verde, Jorge Pedro dos Santos.

A IX Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa terá como lema "Mobilidade: Factor de aproximação dos povos da CPLP" e irá discutir, entre outros assuntos, "a promoção de mecanismos de facilitação da mobilidade dos cidadãos lusófonos dentro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

A institucionalização do secretariado permanente da CPLP em Angola e, consequentemente, a alteração do Estatuto da organização , são outras das prioridades da reunião.

Também a criação da Instância de Concertação de Jovens da CPLP, a apresentação, discussão e aprovação da proposta de Orçamento de Funcionamento do Secretariado Permanente da AP-CPLP fazem parte da agenda desta reunião dos Estados-membros.

O secretariado permanente da AP-CPLP terá a sua sede no edifício da Assembleia Nacional angolana.

A par da IX Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (AP-CPLP), será igualmente realizado o encontro da Associação dos Secretários Gerais dos Parlamentos de Língua Portuguesa (ASG -PLP).

Constituída por nove Estados-membros, nomeadamente Angola, Brasil, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São-Tomé e Príncipe e Timor Leste, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa tem como objectivos gerais a concertação política e a cooperação nos domínios social, cultural e económico.

Angola já assumiu, em Novembro de 2014, a presidência da Assembleia Parlamentar dos Países de Língua Portuguesa (AP-CPLP). Na ocasião, o Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, substituía o então Presidente do Parlamento Nacional de Timor Leste, Vicente da Silva Guterres, aquando do encerramento da IV AP-CPLP.