A empresária, como que a adivinhar, colocou no Facebook, uma questão retórica: "Estamos dispostos a ouvir sem preconceito?". E depois atira com um exemplo de como é possível fazer fortuna em Angola sem os tais benefícios do poder.

Mas um desses documentos emerge como uma bomba, e, segundo revela o português Expresso, um dos jornais que integra o ICIJ, tal como a SIC (televisão), apenas horas depois de ter sido exonerada por João Loureço do cargo de PCA da Sonangol, a conta da petrolífera nacional no banco português onde detém uma participação maioritária, o EuroBIc, foi "despejada"

Em causa, revela este documento, ou estes documentos específicos, segundo o ICIJ, mais de 57 milhões de dólares, que saíram da conta da Sonangol no EuroBic, em nome da Sonangol, escassas horas após Isabel dos Santos ter deixado de liderar a Sonagol, onde esteve pouco mais de um ano como presidente do Conselho de Administração, a 15 de Novembro de 2017.

O Expresso escreve que o saldo da conta da Sonangol no Eurobic era de 57,4 milhões de dólares no dia 17 de Novembro de 2017 e, no dia seguinte, a mesma conta tinha um saldo negativo de 451 mil euros.

Este é apenas uma ínfima parte dos 715 mil documentos agregados a este novo processo de investigação jornalística denominado "Luanda Leaks", embora, recorde-se, na justiça angolana correm tramitações sobre um alegado desaparecimento ilícito de cerca de 40 milhões de dólares da Sonangol logo que a filhado ex-Presidente, José Eduardo dos Santos, deixou a liderança da petrolífera, e que, agora, segundo esta mega-investigação, se ficou a saber, alegadamente, se somam mais duas transferências da conta da Sonangol que totalizam 57,4 milhões de dólares. No total, pode, segundo o ICIJ, ter chegado aos 100 milhões.

Nesta investigação, que os media de todo o mundo estão a dar à estampa desde o final de tarde de hoje, Domingo, 19, prometem-se ainda revelações sobre os cúmplices portugueses de Isabel dos Santos numa miríade de negócios aparentemente interminável.

O ICIJ descobriu, por exemplo, que desde 1992, isabel dos Santos e o marido criaram ou investiram em, pelo menos, 400 empresas e subsidiárias em 41 países, segundo uma análise do consórcio internacional de jornalistas. E que 94 destas empresas estão registadas em jurisdições secretas incluindo Dubai, Maurícias e as Ilhas Virgens Britânicas.

Recorde-se que Isabel dos Santos viu, no fim do ano passado, o Tribunal Provincial de Luanda arrestar os seus bens e contas bancárias depois de uma acção protagonizada pela PGR a pedido do Estado que envolve uma alegada dívida de mais de 1,1 mil milhões de dólares que a levou a acusar o poder político actual, na pessoa do Presidente João Lourenço, de a estar a perseguir politicamente, recorrendo a falsidades, para a neutralizar enquanto, como a própria acabou por admitir em entrevista à portuguesa RTP, candidata à Presidência de Angola.

Não fazendo referência nenhuma a este "Luanda Leaks", Isabel dos Santos, quase à mesma hora que se ficou a saber de mais esta "bomba", questionava no Facebook: "Estamos dispostos a ouvir sem preconceito? Pergunto (se) a Refriango (gigantes angolano de bebidas) empresa de um português em Angola(...) como se tornou este senhor bilionário? Quando é português é possível, e quando é angolano é impossível? Somos angolanos... vamos pensar. E termina com um emoji a simbolizar uma interrogação.

Mas no Twitter, foi directa ao assunto, pouco depois: "A minha "fortuna" nasceu com meu caracter, minha inteligência, educação, capacidade de trabalho, perseverança. Hoje com tristeza continuo a ver o "racismo" e "preconceito" da Sic e Expresso, fazendo recordar a era "colônias" em que nenhum africano pode valer o mesmo que um "Europeu".

E de seguida: "O povo de Portugal ???? é amigo do povo de Angola ???? ", e não podemos deixar que "alguns"interesses isolados "agitem" a amizade, e respeito que conseguimos conquistar e construir juntos #laçosfortes".

E ainda mais um das dezenas de comentários na rede social Twitter: "Os leaks são documentos autênticos? Quem sabe? Ninguém... estranho mesmo é ver a PGR de Angola a dar entrevistas a SIC - Expresso. #ataque político. Procurador Geral de Angola a dar entrevistas... a canais portugueses!"."

O NJOnline vai acompanhar mais este gigantesco dossier que envolve Isabel dos Santos e a política e economia nacionais nos próximos dias.