Entre os signatários do manifesto destacam-se o terceiro vice-presidente da Assembleia Nacional pela UNITA, Ernesto Mulato, o deputado Samuel Chiwale, um dos fundadores da UNITA, o general reformado e deputado, Demóstenes Chilingutila, Isaías Chitombi, comissário da UNITA na Comissão Nacional Eleitoral (CNE) e Jardo Muekália, antigo representante da UNITA nos Estados Unidos da América.

Os deputados, Mártires Correia Victor "Kavula Ndungue", Piedoso Chipindo Bonga e os influentes militantes da UNITA, João Vaikeni, Esmaiel Seteko Sakaita Savimbi, David Horácio Njunjuvili e Armindo Cassesse, são, entre outras, algumas da figuras importantes que apoiam Adalberto da Costa Júnior.

"Vamos elegê-lo presidente da UNITA. Fazemo-lo, porque confiamos nele, tal como o presidente fundador, Jonas Savimbi e o presidente Isaías Samakuva, nele confiaram diversas missões de capital importância para a sobrevivência e o desenvolvimento do projecto UNITA, que desempenhou com patriotismo, zelo e dedicação", lê-se no manifesto.

"Assumimos este compromisso porque Adalberto da Costa Júnior tem provado ser um militante leal aos interesses da UNITA e as suas virtudes superam os seus defeitos, facto provado, pelo mérito, no desempenho das mais distintas funções partidárias", acrescenta o documento.

Informações postas a circular dão conta que o presidente da UNITA, Isaías Samakuva, poderá vir a apoiar a candidatura do deputado Alcides Sakala, à presidência do partido durante o XIII congresso, mas essa possibilidade não deverá ser confirmada porque, enquanto líder do partido desde 2003, dificilmente sairá a terreiro para apoiar qualquer uma das eventuais candidaturas à sua sucessão, como é, alias, tradição entre as lideranças históricas que deixam os cargos.

Até ontem, quarta-feira, a Comissão de mandatos do XIII Congresso Ordinário da UNITA ainda não tinha recebido nenhuma candidatura à liderança do partido, segundo confirmou ao NJOnline o porta-voz do conclave Ruben Sikato.

O período em que as candidaturas têm de ser entregues à comissão de mandatos do XIII Congresso Ordinário do partido do "Galo Negro" teve início na segunda-feira, 16, e vai até 30 deste mês.

"Para a candidatura à presidência da UNITA, os candidatos devem entregar à comissão de mandatos uma fotocópia do Bilhete de Identidade, fotocópias do cartão de membro da UNITA, autobiografias, certificado do registo criminal, três fotografias tipo passe, comprovativo da sua boa militância num comité de base do partido, comprovativo do apoio de pelo menos dois dos membros da Comissão Política", esclareceu.

Ruben Sikato sublinhou ainda que "é exigido também o comprovativo do apoio de 1.000 militantes no pleno gozo dos seus direitos, dos quais pelo menos 50 militantes residentes em cada uma das 18 Províncias do País".

Depois, de 01 a 03 de Outubro de 2019, a Comissão Eleitoral processará a documentação e os processos serão entregues à comissão de mandatos que anunciará as candidaturas aprovadas para concorrer às eleições presidenciais na UNITA", acrescentou.

Recorda-se que Isaías samakuva foi eleito presidente do partido em 2003, na sequência da morte em combate, no ano anterior, do líder fundador do partido, Jonas Savimbi, o que levou ao fim da guerra civil de quase 30 anos em Angola.

Desde 2003 na presidência da UNITA, o actual líder, Isaías Samakuva, já derrotou nos últimos congressos, os candidatos Lukamba Gato, Abel Chivukuvuku, Dinho Chingunji e Abílio Kamalata "Numa".