Durante a visita, com vista ao reforço da cooperação no sector da justiça, Francisca Van-Dúnem será recebida pelo seu homólogo angolano, Francisco Queiroz, e efectuará uma visita ao sector de identificação civil e criminal.

Vai ainda participar de um encontro de trabalho entre delegações dos dois países que culminará com a assinatura de um acordo de cooperação nas áreas dos registos, notariado e formação.

À chegada a Luanda, a ministra portuguesa afirmou que as relações entre Angola e Portugal "estão mais fortes e caminham para a excelência", manifestando-se "feliz e emocionada" por regressar à terra natal.

"O que passou ficou para trás, esse assunto (o irritante) está encerrado. O importante agora é que eu esteja aqui, que as relações entre Angola e Portugal estão mais fortes e que se reforcem ainda mais no futuro, penso que é esse o ponto-chave", disse, citada pela agência Lusa.

Na quarta-feira estão previstos encontros com os juízes-presidentes do Tribunal Constitucional, Tribunal de Contas, Tribunal Supremo, com o procurador-geral da República, Provedor de Justiça e ainda com o ministro do Interior.

No terceiro e último dia da visita oficial, Francisca Van Dunem desloca-se à província de Benguela, onde vai visitar o Tribunal de Comarca do Lobito, recentemente inaugurado, e informar-se sobre os serviços da Justiça.