Através de uma nota fúnebre, a direcção da UNITA informa que "foi com muita tristeza que tomou conhecimento da morte" de João Marques Ntiama, deputado à Assembleia Nacional eleito pelo círculo provincial do Zaire.

Segundo a mensagem, o parlamentar faleceu ontem, aos 53 anos, na África do Sul, vítima de doença.

"João Marques Ntiama foi um companheiro dedicado e muito disciplinado. A sua capacidade de mobilização era incomparável", destaca a UNITA na nota de pesar, recordando o percurso do malogrado.

Nascido a 21 de Março de 1964, na cidade de Mbanza Congo, província do Zaire, Ntiama fez os estudos primários e secundários na República do Zaire, actual República Democrática do Congo.

Militante da UNITA desde 1981, foi coordenador das actividades clandestinas no Baixo Congo e posteriormente secretário para a Mobilização da JURA no Instituto Superior em Kinshasa onde estudava Construção Civil.

"Como prova da sua dedicação à causa, em 1986, juntou-se à luta armada na Jamba, tendo trabalhado para a emissora VORGAN, onde foi locutor de programas nas línguas Kikongo e Francês", lê-se na mensagem divulgada pela UNITA.

À data da sua morte, João Marques Ntiama era secretário provincial da UNITA no Zaire, membro do Comité Permanente da Comissão Política e Deputado à Assembleia Nacional.