Nestas conferências, que aconteceram no âmbito da realização do 7º Congresso Extraordinário, a ter lugar a 15 de Junho deste mês, foram eleitos três novos primeiros secretários do MPLA para as províncias de Luanda, Kwanza Norte e Kwanza Sul.

Na província do Kwanza Norte, Adriano Mendes de Carvalho, actual governador, substituiu no cargo José Maria Ferraz dos Santos, actualmente deputado à Assembleia Nacional.

A província de Luanda confirmou a eleição de Sérgio Luther Rescova ao cargo de primeiro secretário provincial do MPLA, durante a Vª Conferência Provincial Extraordinária que contou com a participação de 1.807 delegados.

Sérgio Luther Rescova substituiu Adriano Mendes de Carvalho, agora eleito também novo primeiro secretário na província do Kwanza Norte.

No Kwanza Sul, o actual governador Job Capapinha, foi eleito novo primeiro secretário do MPLA, substituindo Eusébio de Brito Teixeira, agora na Assembleia Nacional.

De referir que o MPLA fez deslocar em a todas as províncias os respectivos grupos de acompanhamento do Secretariado do Bureau Político que, para além de auxiliarem na preparação e realização das conferências extraordinárias do MPLA, participaram em encontros de trabalho com as organizações sociais e associadas ao partido e avaliaram, igualmente, o estado de preparação e realização do 7.º Congresso Ordinário da JMPLA, aprazado para Outubro deste ano.

Para além de acompanharem as conferências, os grupos de acompanhamento permaneceram cinco dias nas respectivas províncias e trabalharam com as direcções locais do MPLA, com as comissões de moradores e com as organizações sociais e associadas ao Partido e visitaram municípios previamente seleccionados.