A posição do MPLA vem expressa numa declaração do Bureau Político do partido, divulgada ontem, 9, e à qual o Novo Jornal Online teve acesso.

Segundo a mensagem - que começa com a exaltação da "trajectória gloriosa que galvanizou o Povo Angolano e venceu a luta contra a ocupação colonial portuguesa" -, o MPLA, através do seu Executivo, "vai utilizar a via expressa que os angolanos lhe abriram, para melhorar o que está bem e corrigir o que está mal, para combater a corrupção, para fortalecer o Estado democrático de direito, para diversificar a economia, em suma, para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos".

Para além de recordar o contributo do partido para a Independência nacional, e de reafirmar as promessas eleitorais, o MPLA destaca, na declaração de aniversário, a importância da participação de todos os cidadãos na vida do país.

"O Bureau Político exorta os militantes, simpatizantes e amigos do MPLA a cerrarem fileiras em torno da direcção do partido e a participarem, com júbilo, nas actividades comemorativas do 61.º aniversário, fazendo delas um momento de festa e de meditação sobre a contribuição que cada um deve prestar para o cumprimento do Programa de Governo aprovado pelo Povo Angolano".

O partido dos "Camaradas" aproveitou ainda a ocasião para agradecer o voto de confiança depositado pelos eleitores no MPLA e em João Lourenço para assumir o cargo de Presidente da República de Angola.

De acordo com o presidente do partido, José Eduardo dos Santos, a vitória do MPLA nas urnas "possibilitou uma transição política pacífica e ordeira ao nível do aparelho do Estado", permitindo também reforçar a importância de fortalecer a organização, a disciplina e a unidade partidárias.