A deputada Joana Lina foi nomeada governadora da província do Huambo, pelo Presidente da República, João Lourenço, e, por incompatibilidade, cessa as funções parlamentares, enquanto Higino Carneiro ficará apenas na condição de deputado à Assembleia Nacional.

A saída do ex-governador de Luanda no cargo do segundo vice- presidente poderá estar associada à alegada má gestão do erário público.

Segundo a Inspecção-Geral do Estado, em 2007 o Ministério das Obras Públicas, que ele (Higino Carneiro), dirigia, não justificou despesas de cerca de 30 mil milhões de Kuanzas, equivalente a mais de 115 milhões de dólares.

Ainda na qualidade do primeiro secretário do MPLA em Luanda, Higino Carneiro havia alertado os militantes do seu partido para não se iludirem com mensagens falsas dos adversários políticos que pretendem desviar a atenção da população e dar a ideia de que o Executivo não tem soluções para resolver os problemas do povo e que o país não tem rumo.

"Quando não se conhecem as regras de funcionamento dos órgãos do Estado, pensa-se que os governantes ou os políticos investidos em funções da Administração Local e Central do Estado usam os recursos do Orçamento Geral do Estado como se de suas contas pessoais se tratasse. Isso é falso", desmentiu na altura.

O dirigente do MPLA afirmou que não havia má gestão do erário público, e recordou que o dinheiro do Estado era usado na construção de residências para os funcionários públicos, cidadãos comuns, autoridades tradicionais, instituições religiosas e para os antigos combatentes e veteranos da pátria, no âmbito do programa de construção de 200 fogos em todos os municípios do país.

No entanto, a plenária de amanhã vai também confirmar Américo António Cuononoca indicado pelo seu partido para dirigir o Grupo Parlamentar do MPLA, em substituição de Salomão Xirimbimbi, que passa a encarregar-se da Política Económica a nível do secretariado do Bureau Político.

O primeiro e segundo secretários de mesa da Assembleia Nacional também serão eleitos, na sessão de amanhã.

Para dia 15 está marcado o acto de abertura da segunda sessão legislativa (ano parlamentar) da IV legislatura da Assembleia Nacional, que contará com a apresentação do discurso sobre o estado da Nação, pelo Presidente da República, João Lourenço.

O ano legislativo encerrou a 15 de Agosto, sendo que as férias dos parlamentares se estendem até ao dia 15 de Outubro.

Durante este período, a Assembleia Nacional funciona com a comissão permanente, em substituição do plenário (órgão supremo e soberano composto por todos os deputados).