"Há necessidade de reforçar os mecanismos de diálogo permanente para promover maior inclusão dos actores políticos nos processos eleitorais", disse Luís Jimbo quando falava no Wokshop Temático Eleitoral Assistência Técnica.

Luís Jimbo apelou aos responsáveis dos partidos políticos no País para que continuem a aprofundar o diálogo na busca pelo bem comum e a estabilidade de Angola.

O workshop vai decorrer nos dias 10, 11 e 12 de Abril e pretende fortalecer as capacidades técnicas dos diferentes actores políticos e sociais para participarem da melhor forma no processo eleitoral.

O secretário para os Assuntos Eleitorais da UNITA, Victorino Nhany, que representou o seu partido no wokshop Temático Eleitoral Assistência Técnica, afirmou que a sua organização continua a defender uma Comissão Nacional Eleitoral Independente para as próximas eleições.

" A actual Comissão Nacional Eleitoral não é independente, por isso, os resultados eleitorais que divulga são fraudulentos e beneficiam o partido que governa Angola desde a independência nacional", lamentou.

Na opinião do secretário executivo da CASA-CE, Rafael Aguiar, as organizações da sociedade civil, políticos e governantes têm como grande desafio elevar os níveis de diálogo entre os angolanos.

Relativamente aos futuros processos eleitorais, defendeu que os mesmos devem ser transparentes para garantir credibilidade junto da comunidade nacional e internacional.

O membro da sociedade civil Domingos Pinga é de opinião que o Governo priorize o financiamento de programas de educação cívica e eleitoral, através de dotações no Orçamento Geral do Estado (OGE).

"O financiamento de programas de educação cívica e eleitoral é muito importante e fortalece a democracia", referiu, defendendo uma Comissão Nacional Eleitoral inclusiva.

O Instituto Angolano de Sistemas Eleitorais e Democracia (IASED) é uma instituição não-governamental cujo objectivo social é de promover actividades de carácter técnico-científico e académico sobre eleições, boa-democracia e Direitos Humanos.