No âmbito das comemorações do 43.ª aniversário da Independência Nacional, que se assinala amanhã, 11, o Presidente da República, João Lourenço, conduziu esta manhã uma cerimónia de outorga de condecorações, ordens e medalhas de diferentes graus e classes, que, nas suas palavras, distinguem "um grupo de cidadãos que ao longo da nossa História recente, e em circunstâncias muitas vezes adversas e perigosas, prestaram relevantes serviços à nação".

Segundo o Chefe de Estado, os homenageados, onde se incluem figuras que se destacaram na luta pela Independência e personalidades do mundo das artes, desporto, ciência, entre outras áreas, "entregaram-se de corpo e alma na defesa do interesse nacional, colocando ao serviço da nação o seu saber, a sua coragem, abnegação, a sua fé. Numa palavra: o seu patriotismo".

"Os contemplados fazem parte de diferentes estratos da nossa sociedade, mas têm em comum o facto de serem humildes, sacrificados que se despiram do egoísmo e da vaidade, que acreditaram sempre que a chave do sucesso está só no trabalho abnegado do dia-a-dia, está na luta pelos nobres ideias que abraçamos, não importando os sacríficios que tenhamos de consentir para os alcançar", sublinhou João Lourenço.

"Diante de nós temos figuras que se destacaram nas frentes de combate, na defesa da nossa Independência e da nossa soberania; aqueles que lutaram com todas as energias na defesa da paz e da reconciliação nacional entre os angolanos; aqueles que se destacaram nas artes, na cultura, no desporto e na ciência; e ainda aqueles que expandindo o Evangelho, a fé e a necessidade do perdão entre os homens contribuíram para o sucesso de todos, para a vitória da paz sobre a guerra, para a vitória do perdão sobre o ódio, em prol da reconciliação entre os angolanos", prosseguiu o Chefe de Estado.

"Por isso são vencedores, por isso são heróis, cada um à sua dimensão", acentuou o Presidente da República, reforçando que a cerimónia deste sábado "é a expressão do reconhecimento dos angolanos e da pátria angolana" pelos feitos gloriosos de cada um dos condecorados, "por tudo quanto fizeram ou têm vindo a fazer pelo engrandecimento do bom nome de Angola".

No seu discurso, João Lourenço lembrou ainda a memória, "com respeito e admiração", de todos os que já não fazem parte do nosso convívio.

"Para os nossos jovens e para as gerações vindouras, o nosso apelo para que sigam o exemplo dos contemplados nesta cerimónia, o exemplo dos nossos campeões mundiais de futebol adaptado, cuja proeza está a ser mundialmente reconhecida, pois este é o caminho que gostaríamos de ver a ser trilhado por todos os angolanos: o caminho do sucesso, o caminho da honra", concluiu o Presidente da República.

Confira a lista de todos os homenageados:

CONDECORAÇÕES DE PERSONALIDADES CIVIS, A TÍTULO PÓSTUMO

Ordem da Independência, 1.º Grau

Viriato Clemente Francisco da Cruz; Ilídio Thomé Aires Machado; Cônego Manuel das Neves; Eduardo Jonatão Chingunji; Simão Gonçalves Toco; Deolinda Rodrigues; Pedro de Castro Van-Duném "Loy" e Ambrósio Lukoki.

Ordem do Mérito Civil, 1.º Grau

Liceu Vieira Dias; Victor Teixeira "Vitex"; Mfulupinga Lando Victor; Jorge Macedo; Alberto Teta Lando; Maria do Carmo Medina; Almerindo Jaka Jamba; João Baptista Mampuela.

Medalha 11 de Novembro, 1.º Grau:

Francisco Chimbungo; Simão Pedro Nelumba.

CONDECORAÇÕES DE PERSONALIDADES CIVIS, EM VIDA

Ordem de Mérito Civil,1.º Grau

Cardeal Dom Alexandre do Nascimento; Bispo Emílio de Carvalho.

Ordem de Mérito Civil, 2.º Grau

Pedro Domingos Peterson

Ordem de Mérito Civil, 3.º Grau

Mayanda Dombele Inocente; Victorino Eugénio da Silva e Cunha.

Ordem da Independência, 1.ºGrau

José Diogo Ventura.

Medalha de Bravura e do Mérito Cívico e Social, 1.ª Classe

Demarte Pena; José Adelino Barceló de Carvalho "Bonga"; José Belo Chipenda; Óscar Braga; Atletas da Selecção Nacional de Futebol Adaptado: Celestino Elias António; Francisco Manuel Amaro; Heno Guilherme Sebastião Adão; Hilário Kanchingongo Kufula; Jesus Alexandre Morais; Jesus Pedro Mateus; João das Dores Manuel Chiquete; José Candeeiro Jamba; Laurindo Longuenda Lucamba; Neves Sonhi Undungo; Sabino António Joaquim; Sebastião Canjugula Cacumba.

Medalha de Bravura e do Mérito Cívico e Social, 2.ª Classe

António Luciano Cassanga; Fabrice Alcibíades Maieco "Akwá"; Manuel Mateus Webba da Silva; Maria Cremilda Martins Fernandes Alves de Lima; Ricardo Augusto Antunes Figueiredo;

CONDECORAÇÕES DE PERSONALIDADES MILITARES, A TÍTULO PÓSTUMO

Ordem dos Combatentes da Liberdade, 1.º Grau

David António Moisés "Ndozi"; Fernando Brica; Jacob Caetano João "Monstro Imortal"; Gilberto Teixeira da Silva "Gika; Nicolau Gomes Spencer; Pedro Maria Tonha "Pedalé"; Augusto Sebastião Lopes "Roca Monita"; Joaquim Cardoso "Janguinda"; Paulo da Silva Mungungo "Comandante Dangereux".

Ordem dos Combatentes da Liberdade, 2.º Grau

Joaquim Domingos "Valódia".

Ordem do Mérito Militar, 2º Grau

Luzia Paim

Medalha do Mérito Militar, 1.ª Classe

Aristides Cadete "Kima Kienda; Pedro Afamado Kissungua; João António Rosa "Tiro"; Arlindo Chenda Isaac Pena "Ben Ben"; Moisés Cardoso "Kamy"; Rafael Zembo Faty "Suka-Hata".

Medalha Estrela da Liberdade, 1.ª Classe

Diogo Fernando Jacinto Lourenço de Jesus; Manuel Caetano Soares da Silva "Nelito Soares"; Amélia Massoji Satembo.

CONDECORAÇÕES DE PERSONALIDADES MILITARES, EM VIDA

Ordem dos Combatentes da Liberdade, 1.º Grau

Filipe Floribert Monimambu.

Ordem dos Combatentes da Liberdade, 2.º Grau

Maria da Conceição Pitra Pascoal.

Ordem do Mérito Militar, 1.º Grau

António Bernardo Chinyama "Manhinga"; Manuel dos Santos Lima.

Ordem do Mérito Militar, 2º Grau

Cristóvão Quina.

Medalha do Mérito Militar, 1.ª Classe

Adriano Makevela "Mackenzie"; Armindo Francisco Miguel "Mau-Mau".

Ordem do Mérito Policial, 1.º Grau

Arnaldo Saraiva de Carvalho "Tetembwa".

Medalha do Mérito Militar, 2.ª Classe

Augusto Domingos Lutock Liahuka "Wiyo"; Domingos Oliveira "Ya-Ya"; Lucas Bayona.

Medalha do Mérito Policial, 1.ª Classe

Armindo Espírito Santo Vieira; Fernando Torres Vaz da Conceição "Mussolo".

Medalha Estrela da Liberdade, 1.ª Classe

Amélia Abraão Paulo; Luís António Neto "Kyambata".