Recém-chegado de uma visita privada de 17 dias a Barcelona, Espanha, iniciada no passado dia 3 de Julho, José Eduardo dos Santos é aguardado em Laúca para presidir ao arranque da produção da barragem de Laúca, numa cerimónia marcada para a manhã desta sexta-feira, 21.

Segundo fonte ligada à organização do evento, tudo está a ser preparado para receber o Presidente da República, embora ainda não haja confirmação oficial da sua presença no local.

Contudo, o facto de se tratar de uma das obras emblemáticas do fulgor económico que atravessou Angola na última década, com um investimento superior a 4 mil milhões de dólares norte-americanos, alimenta essa expectativa.

Recorde-se que o Chefe de Estado presidiu, no passado dia 11 de Março, à cerimónia de enchimento da albufeira de Laúca, onde amanhã começa a funcionar a primeira de seis turbinas, injectando mais de 330 megawatts eléctricos (MWe) na rede pública.

Com funcionamento pleno, a partir de 2018, prevê-se que passe a produzir 2 070 MWe, impondo-se, de longe, como a maior barragem de Angola e o segundo maior complexo hidroeléctrico em construção em África, a seguir à gigantesca etíope, no Rio Nilo, denominada GERD, com custo superior a 6,5 mil milhões de USD.