Para o seu lugar foi nomeado Ricardo Daniel Sandão Queirós Viegas de Abreu, entretanto exonerado do cargo de secretário para os Assuntos Económicos do Presidente da República.

A informação consta de uma nota da Casa Civil do Presidente da República, que não avança os motivos da exoneração, a primeira entre os ministros investidos em Setembro por João Lourenço.

No entanto, a exoneração de Augusto da Silva Tomás, surge cerca de duas semanas depois da polémica em torno da anunciada parceria público-privada para a constituição da companhia aérea Air Connection Express, que pretendia assegurar voos domésticos internos e que juntava a TAAG, a Airjet, Air26, Diexim, Mavewa, Air Guicango, Bestfly e a SJL, algumas com relações a membros do Governo.

Depois disso, João Lourenço anunciou que a parceria não iria avançar, sem adiantar mais pormenores: "Não vai adiante, não vai sair, não vai acontecer, por se tratar de uma companhia fictícia".

O recém nomeado ministro dos Transportes, Ricardo abreu, foi também presidente do conselho de Administração do BPC e vice-governador do Banco Nacional de Angola.