"Fiquei internado na Unidade de Tratamentos Intensivos do Hospital Militar Central. Não se tratou de uma situação grave, fui para uma consulta normal", justificou.

Segundo o presidente da Assembleia Nacional, antes de ir ao Hospital Militar Central, já tinha a viagem marcada para Londres a fim de fazer um check-up médico.

"Mal cheguei a Londres fui surpreendido com informações de que eu estava gravemente doente. Não corresponde à verdade, estou com uma saúde perfeita", referiu.

Segundo informações postas a circular, Fernando da Piedade Dias dos Santos "Nandó" deu entrada naquele hospital ao princípio da noite do último Domingo, 29 de Abril.

À chegada à UTI, o presidente da Assembleia Nacional apresentava um quadro febril do tipo katolotolo, ou febre Chikungunya, uma doença parecida com a dengue, causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae. O seu modo de transmissão é pela picada do mosquito Aedes aegypti e, menos comumente, pelo mosquito Aedes albopictus.

Segundo relatos, Nandó ter-se-á queixado de algum mal-estar antes mesmo de Domingo, tendo nesse dia resolvido procurar assistência médica no principal hospital das Forças Armadas.

De 68 anos de idade, "Nandó" é presidente do parlamento desde Setembro de 2012. Exerceu a mesma função entre Setembro de 2012 e Agosto do ano passado. Já foi igualmente vice-presidente da República, primeiro-ministro e ministro do Interior.