As cerimónias de tomada de posse do novo elenco da Inspecção-Geral da Administração do Estado (IGAE) e dos novos juízes do Tribubal Constitucional, conduzidas ontem, em Luanda, pelo Presidente da República, tiveram um denominador comum: uma maioria feminina.

Do lado da IGAE, João Lourenço empossou três inspectoras-gerais adjuntas, nomeadamente Beatriz Alberto Quitambe Fernandes, Rosa Luís de Sousa Micolo e Maria Isabel Fernandes Tormenta dos Santos, que vão coadjuvar Sebastião Domingos Gunza, o novo inspector-geral da IGAE.

Já em relação ao Tribunal Constitucional (TC), o Chefe de Estado conferiu posse ao Juiz Conselheiro Presidente, Manuel Aragão e a outro trio feminino: Guilhermina Contreiras da Costa Prata, vice-presidente do TC, Júlia Ferreira - até aqui porta-voz da Comissão Nacional Eleitoral e agora juíza-conselheira da instituição -, e Maria Conceição de Almeida Sango, também juíza conselheira do mesmo Tribunal.

"Um pouco a brincar, diria que hoje é o Dia do Género. Acabámos de dar posse aos integrantes da Inspecção-Geral da Administração do Estado e coincidentemente, era um homem e três senhoras, e aqui temos também um homem e três senhoras", disse João Lourenço, dirigindo-se aos magistrados do Constitucional.

Antes, na cerimónia da IGAE, o Chefe de Governo destacou que "as mulheres são mais rigorosas" do que os homens, confiante de que as inspectoras estão à altura para vencer o combate contra a impunidade nos serviços públicos.

João Lourenço considerou ainda que o empossamento das magistradas e inspectoras "é um bom sinal", que significa que "a sociedade angolana dá cada vez mais um papel de relevo à mulher".