O Chefe de Estado reconduz, no entanto, um dos exonerados, José Coimbra Baptista Júnior, substituindo apenas Fernando Eduardo Manuel, nomeando, para o seu lugar, Jacinto Pedro Ricardo Figueiredo.

De acordo com o despacho presidencial, a medida é justificada por ter sido aprovada a nova orgânica do Sinse e pela necessidade de adequar o quadro de pessoal dos serviços secretos.

O Serviço de Inteligência e de Segurança de Estado é o organismo do Estado que integra o sistema de segurança nacional destinado a garantir a segurança interna e necessária a prevenir, impedir e combater atos que pela sua natureza possam perigar o Estado de direito constitucionalmente estabelecido. É liderado por Fernando Miala desde Março de 2018, que foi promovido, pouco antes da cerimónia da tomada de posse, de tenente-general a general.

Fernando Garcia Miala tinha sido demitido em 2007, num cenário de pesada exposição pública, do cargo de director dos Serviços de Inteligência Externa de Angola pelo então Presidente José Eduardo dos Santos.

Este complexo, e sempre repleto de dúvidas sobre a sua verdadeira génese, processo, culminou com a sua condenação à pena de prisão de quatro anos em tribunal militar, pelo crime de insubordinação, recebendo posteriormente um indulto presidencial.

Além do Sinse, existem formalmente mais dois serviços de informação no País: o Serviço de Inteligência Externa e o Serviço de Inteligência e Segurança Militar.

A competência para a nomeação dos respectivos diretores é da exclusividade do Presidente da República.