Santos Silva precisou que, em Luanda, Costa irá reunir-se com o Presidente da República, João Lourenço.

E, segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros português, a visita terá "uma componente económica muito importante porque o relacionamento comercial e em termos de investimentos recíprocos de Portugal e de Angola é muito intenso", escreve a Lusa, que acrescenta que Santos Silva especificou que "Portugal e Angola irão também assinar o novo programa estratégico de cooperação".

De lembrar que no final de Junho, fonte do Ministério das Relações Exteriores angolano indicou que a visita de António Costa a Angola estava a ser programada para o período entre Agosto e Setembro.

A mesma fonte acrescentou que o agendamento da visita do chefe do Governo português estava apenas dependente de questões de agenda de ambas as partes.

No início deste mês, o ministro das Relações Exteriores de Angola, Manuel Augusto, afirmou, em Bruxelas, que estava a trabalhar directamente com o seu homólogo português, Augusto Santos Silva, para que o programa da deslocação de António Costa a Angola estivesse "à altura dessa visita".

Na altura, o chefe da diplomacia angolana comentou que a visita do primeiro-ministro português a Luanda "já poderia ter tido lugar antes" se não fosse o processo judicial em Portugal envolvendo ex-vice-Presidente angolano, Manuel Vicente - entretanto transferido para a justiça angolana.