A informação foi avançada pelo líder da UNITA à Rádio Ecclesia, emissora católica de Angola.

"Portanto, contamos amanhã [sexta-feira] de manhã receber os restos mortais do Dr. Savimbi, cumprir com o programa que estava estabelecido no Andulo, e, também à tarde, como estava previsto, o corpo ser transportado para Lopitanga, onde acontecerá o velório principal", esclareceu Samakuva.

O presidente da UNITA lembrou que a cerimónia de inumação será no sábado, dia 01 de Junho, às 10:00, e, em resposta à pergunta sobre a alegada vandalização dos restos mortais do líder fundador do "Galo Negro", de que falou, durante um comício, na quarta-feira, no Huambo, Samakuva sublinhou que essa suspeita é legítima.

"Porque passámos o dia todo sem saber onde a urna se encontrava e parece-me que as palavras que utilizei ontem [quarta-feira] se justificam, mas agora devemos olhar para frente, porque sempre quisemos facultar um funeral condigno ao nosso líder fundador e isso vai ser feito, no dia 01 de Junho, como estava previsto", declarou.

"E o resto fica para as lições da história", enfatizou.

"O senhor Presidente disse que mantém a sua promessa. Foi o que ele (João Lourenço) prometeu desde o início e não vê razões para recuar, portanto cada um nós há-de retirar as suas conclusões em relação àquilo que disse no Cuíto", acrescentou.

A polémica em torno da entrega da urna com os restos mortais de Jonas Savimbi à UNITA e à família, começou na passada terça-feira.

O ministro de Estado e Chefe da Casa de Segurança do Presidente da República, Pedro Sebastião, deslocou-se ao Andulo, no Bié, para entregar a urna à UNITA e à família de Jonas Savimbi mas os familiares e a direcção da UNITA estavam no Kuito a aguardar pelos restos mortais do seu presidente fundador, gerando uma acesa polémica, alegadamente por desencontro do programa que deveria estar consolidado no âmbito da comissão mista que integra membros do Executivo, da família e da UNITA.

"O programa que a UNITA elaborou é da sua iniciativa. Não foi acordado na reunião da comissão mista. O que ficou ali acordado é que os restos mortais deveriam ter sido inumados (sepultados definitivamente) hoje e não no Sábado, como afirma a UNITA", disse o ministro de Estado.

Versão completamente diferente tem a UNITA, que garantia que o Governo queria entregar os restos mortais do líder fundador do partido à família e à direcção da UNITA no município de Andulo, província do Bié, mas o que estava delineado era que essa entrega teria lugar no Kuito.

"Mais tarde o Governo que pouco ou nada comunicava sobre o processo das exéquias, mudou para o Kuito como local para a entrega dos restos mortais do Savimbi à família e ao Partido", diz a UNITA.

"Curiosamente, o curso dos acontecimentos parece ter tomado outro rumo com a chegada ao Kuito do ministro de Estado e chefe da Casa de Segurança do Presidente da República, Pedro Sebastião, que veio com o programa de fazer entrega no Andulo e não mais no Kuito como se previa antes", esclarecia a UNITA.

Falando a jornalistas na cidade do Kuito, o Presidente da UNITA, Isaías Samakuva, apontou a falta de diálogo da parte do Governo, como grande problema que enfermou o processo.

Considerou falta de respeito a postura do Executivo e exigiu respeito pelos restos mortais de Jonas Malheiro Savimbi.

"O nosso Presidente fundador merece respeito", afirmou Isaías Samakuva

Urna depositada em unidade militar

A urna com os restos mortais de Jonas Malheiro Savimbi foi depositada numa unidade militar do Andulo, que ficou, assim, como sua fiel depositária até que, disse Pedro Sebastião na terça-feira, a UNITA ou a família a fossem buscar.

No entanto, como acaba de ser dito pelo líder da parte do Governo na comissão mista, agora só a família poderá proceder ao levantamento da urna que contém as ossadas de Savimbi provenientes do cemitério do Luena, onde foi enterrado em 2002, depois de ter sido abatido em combate.

Com o encontro entre o Presidente, João Lourenço, e Isaías Samakuva, presidente da Unita, o programa das exéquias do líder histórico do "Galo Negro" prossegue como previsto inicialmente pela UNITA.