Alcides Sakala, num momento em que os milhares de pessoas que estiveram em Lopitanga, aldeia natal dos pais de Savimbi, a pouco mais de 20 kms do Andulo, já tinha,, quase todas, deixado o local, disse, em conversa com o NJOnline, que os "objectivos foram atingidos" nesta fase mas alertou que "há outros objectivos por cumprir".

Como exemplo, adiantou que o partido quer agora trabalhar no sentido de resgatar os corps de outros dirigentes, e conta, para isso, com o Governo, embora tenha lamentado que nas exéquias de Jonas Savimbi, não tenha estado nenhum membro do Executivo.

"Atingimos os nossos Objectivos . Enterramos o fundador do partido sem problemas", referiu Sakala, salientando que doravante a direcção da UNITA vai trabalhar para resolver as situações dos restos mortais de, por exemplo, Salupeto Pena, Jeremias Chitunda, Mango Alicerce , Sebastião António Dembo.

Segundo Sakala, com a inumação das ossadas de Savimbi, na aldeia de Lopitanga, a família e o partido cumpriram um desejo do malogrado que levou 17 anos para cumprir.

O porta-voz da UNITA lembrou que do estrangeiro chegaram pessoas de Portugal, de França, Espanha, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Estados Unidos da América, Zâmbia e Namíbia.

Savimbi deixou 30 filhos nascidos de três mulheres.

Nascido na localidade de Munhango, província do Bié, a 3 de Agosto de 1934, Jonas Savimbi morreu, em combate, no Lucusse, província do Moxico, a 22 de Fevereiro de 2002.