Na primeira acção da sua agenda, que só foi confirmada à última da hora, Mike Pompeo esteve reunido com um grupo de seis mulheres empreendedoras angolanas que recentemente estiveram a participar no Programa de Liderança para Visitante Internacional nos EUA.

Após a conclusão do programa, estas seis mulheres, entre estas Nadir Tati e Clara Silva, estiveram com o Secretário de Estado dos EUA na Mediateca de Luanda, onde este se inteirou da forma como estas estão a aplicar os conhecimentos adquiridos, ouvindo uma exposição detalhada por parte da empreendedora Clara Silva.

Logo a seguir, com uma comitiva engrossada por vários jornalistas, Pompeo seguiu de imediato para o Palácio da Cidade Alta, onde estava marcada uma audiência com o Presidente João Lourenço.

Neste tour que, depois de Angola, o levará ainda à Etiópia, seguindo para Omã e à Arábia Saudita, no Médio Oriente, Mike Pompeo debruça-se sobre as trocas comerciais entre os países africanos e os Estados Unidos, a boa governação e a democracia, entre outros temas em destaque para este périplo africano, o primeiro que faz em África.

Em declarações aos jornalistas que com ele viajam, Pompeo disse, na quinta-feira, quando esteve em Berlim, Alemanha, que pretende falar com os lideres dos três países africanos neste seu "mapa" de acção sobre a importância das reformas económicas, o combate à corrupção, criação de melhores ambientes de negócio e a promoção do Estado de Direito, o que sublinha como fundamental para atrair investimento norte-americano.

Esta é a primeira visita de Mike Pompeo a África e gerou, por isso, fortes expectativas porquanto contraria a ideia de que a Administração Trump havia decidido não atribuir especial importância às suas relações com o continente.

Pompeo vai estar em Luanda cerca de 24 horas.

As reformas em curso conduzidas pelo Presidente João Lourenço, nomeadamente as ligadas ao combate à corrupção, vão estar no topo da lista da conversa que ambos vão manter na Cidade Alta, por volta daa 10:00 de segunda-feira.

Uma hora depois, Pompeo tem encontro marcado com o ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, no Mirex, ao qual se segue, segundo o programa oficial, uma conferência de imprensa.

Está ainda agendada uma mesa redonda com empresários angolanos no Museu da Moeda, um encontro com o corpo diplomático da embaixada no país.

Cerca das 16:00, Mike Pompeo deixa Luanda.