O primeiro secretário nacional interino da JMPLA, Francisco Boaventura Chitapa, que substituiu Sérgio Luther Rescova, actual primeiro secretário de Luanda do MPLA e governador provincial, foi afastado da corrida.

O NJOnline apurou que uma boa parte dos 225 membros do comité nacional da JMPLAcessa por ter passado dos 35 anos de idade.

Entre os documentos a ser debatidos no congresso estão também as propostas de alteração aos estatutos e do ajustamento ao plano programático 2019/2024.

O plano programático está relacionado com as políticas públicas para a juventude e a sua participação no processo autárquico.

As alterações aos estatutos devem elevar a participação dos jovens na revitalização das organizações de base na visão dos desafios eleitorais autárquicos.

O VIII congresso vai decorrer sob o lema "JMPLA - Pela Cidadania e pelo Progresso Construamos um Futuro melhor".

O congresso vai igualmente discutir sobre o estado da organização e funcionamento da JMPLA e proceder ao balanço das actividades realizadas durante o período 2014- 2019, em obediência ao cumprimento dos documentos orientadores da organização.

A JMPLA, viveiro do Movimento Popular de Libertação de Angola, foi fundada em 1962, durante a Primeira Guerra de Libertação Nacional. Por decisão do partido, em 1976, a JMPLA transformou-se de organização de massas em organismo juvenil do partido.