Segundo Alcides Sakala, Jonas Savimbi "é uma figura importante na arena política nacional e internacional e as suas exéquias vão mobilizar milhares de angolanos que gostarão de prestar homenagem à sua memória".

Alcides Sakala considera "um passo importante" a manifestação de vontade do Presidente da Republica, João Lourenço, para cooperar com a família e com a UNITA, a fim de concretizar este processo.

"Há questões importantes a ter em atenção neste processo para que termine de forma com a dignidade que merece, que é a realização do teste do ADN e a inumação realizar-se na estação seca por razões obvias", afirmou.

O deputado Alcides Sakala lembrou que estão a decorrer discussões entre o partido e o Governo para a definição de um calendário para a operação.

O deputado da UNITA, Ernesto Mulato, que coordena a comissão das exéquias fúnebres, disse ao NJOnline que Jonas Savimbi merece um funeral condigno, dada a sua dimensão.

"O ex-líder do nosso partido foi enterrado sem ter sido entregue à família e sem um funeral tradicional. O Governo e a UNITA têm a responsabilidade de realizar esse acto fúnebre condignamente", acrescentou.

Para Ernesto Mulato, "todas as condições estão a ser criadas para que este ano os restos mortais de Jonas Savimbi repousem na sua terra natal". "Tudo será resolvido este ano", concluiu.

Recorde-se que Jonas Savimbi foi morto em combate a 22 de Fevereiro de 2002, perto de Lucusse, na província do Moxico, após uma longa perseguição efectuada pelas Forças Armadas Angolanas.