"Os maiores actores da gestão do país não querem ouvir falar das grandes reformas", disse Costa Júnior, no Luena, Moxico, onde se encontra em campanha eleitoral citado pelo JA.

Este candidato, que tem como adversários no XIII Congresso Ordinário de 13 a 15 deste mês, mais quatro pesos-pesados da UNITA - Alcides Sakala, José Pedro Kachiungo, Abílio Kamalata Numa e Rau Danda -, acrescentou que o País "não vai a lado algum" se não enveredar por uma reforma abrangente do Estado e uma revisão da Constituição.

Numa intervenção junto de militantes da UNITA no Luena, Costa Júnior apostou em afirmar a sua intenção, em caso de vitória, de realizar uma presidência de proximidade às comunidades e às populações porque esse é o único caminho que permite uma vitória nas Presidenciais de 2022, e essa foi uma das razões pelas quais optou por se deslocar a esta província por estrada, confirmado o muito que há a fazer para melhorar as vias de acesso no País.

"Ouvimos aqui algumas críticas que entendemos no plano de desafios futuros, como, por exemplo, a fundação da UNITA e factos históricos que ocorreram nesta província, inclusive a morte do seu fundador. Mantemos a nossa perspectiva de responder a estas revindicações", frisou, citado ainda pelo JA.

Apesar de estar a conduzir uma campanha interna, Adalberto da Costa Júnior garantiu que mantém uma atenção apetada ao que se passa no País e, sobre a crise, disse que esta já entrou na casa de toda a gente e de todas as empresas".

"Esta crise hoje entrou na casa de toda a gente, empresas, famílias e a classe média desapareceu. Ontem, a crise era para os mais pobres e hoje está em toda a família angolana", notou.

Alcides Sakala rende homenagem a Savimbi no Lopitanga

Alcides Sakala, candidato à sucessão de Isaías Samakuva na liderança da UNITA, aproveitou o Dia de Finados para se deslocar ao Bié, dirigindo-se a Lopitanga, onde está sepultado o líder histórico do partido do "Galo Negro", Jonas Savimbi, para lhe render uma homenagem.

O também, até aqui, porta-voz da UNITA, no Andulo, onde esteve antes de se dirigir a Lopitanga, segundo conta o JA, lançou um apelo à serenidade porque isso é essencial para que a campanha eleitoral que corre entre os candidatos, mais quatro para além dele - Adalberto da Costa Júnior, Raul Danda, Abílio Camalata Numa e José Pedro Kachiungo - seja de modo a "reforçar a festa da democracia".

O JA diz ainda que Sakala prosseguiu em romagem ao Cemitério Municipal do Andulo, onde rendeu homenagem ao antigo secretário local do partido, Joaquim Bernardo Chindele, visitou também as campas das vítimas do conflito de 1999, com destaque para a sepultura de Mizé Chitunda, esposa do antigo vice-presidente do partido, Jeremias Chitunda.