O maior partido da oposição realiza o seu XIII Congresso Ordinário de 13 a 15 de Novembro deste ano, e que ficará marcado pela substituição de Isaías Samakuva, que dirige a UNITA deste 2003, embora o histórico líder ainda não tenha anunciado a 100% que não se vai recandidatar e uma fonte tenha garantido ao NJOnline, na sexta-feira, que este pode mesmo avançar contra todas as expectativas criadas até agora.

"Antigamente enviávamos membros da direcção central do partido nas províncias para fazer seminários. Mas agora entendemos reuni-los em Luanda, para eles próprios fazerem essa actividade nas suas províncias, disse ao NJOline o porta-voz do congresso, Ruben Sikato.

Ruben Sikato destacou por outro lado que não há constrangimentos na preparação do XIII Congresso Ordinário, estando em curso neste momento a recolha de assinaturas por parte dos interessados à presidência da UNITA.

Lembrou que a UNITA já aprovou 21 propostas de teses que serão enviadas a todas as províncias do País, onde merecerão uma discussão em duas fases.

"Antes das conferências, todos os militantes do partido nas bases serão chamados a discuti-las pelos responsáveis dos seus organismos. Depois, no período de 4 a 25 de Outubro de 2019, os delegados aí presentes vão tomar posição sobre cada uma das propostas de teses", acrescentou.

Referiu que, em sede do congresso, os delegados assumirão democraticamente essas propostas que terão a forma de resoluções, devendo nalguns casos implicar uma revisão dos estatutos do partido.

"A discussão das teses será matéria de debate apenas interno entre militantes e delegados às conferências", concluiu.

Recorde-se que Isaías samakuva foi eleito presidente do partido em 2003, na sequência da morte em combate, no ano anterior, do líder fundador do partido, Jonas Savimbi, o que levou ao fim da guerra civil de quase 30 anos em Angola.

Desde 2003 na presidência da UNITA, o actual líder, Isaías Samakuva, já derrotou nos últimos congressos, os candidatos Lukamba Gato, Abel Chivukuvuku, Dinho Chingunji e Abílio Kamalata "Numa".

Samakuva ainda não garantiu em absoluto que não vai tentar a reeleição para um novo mandato, podendo, assim, ainda concorrer porque os estatutos do partido não impõem limites de mandatos para o seu líder.

Na corrida já estão Adalberto da Costa Júnior, líder parlamentar do partido do "Galo Negro", Pedro Katchiungo, vice-presidente da bancada parlamentar, Abílio Kamalata "Numa", ex-scretário-geral da UNITA e, embora sem ter sido anunciada a candidatura, Alcides Sakala, porta-voz do partido, também está a ser falado insistentemente como possível concorrente ao lugar de Samakuva.